quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Maiores autores da Literatura Infanto Juvenil brasileira.

1- Vinícios de Moraes

Poeta essencialmente lírico, também conhecido como "poetinha", apelido que lhe teria atribuido Tom Jobim, notabilizou-se pelos seus sonetos.
Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. O poetinha casou-se por nove vezes ao longo de sua vida e suas esposas foram, respectivamente: Beatriz Azevedo de Melo (mais conhecida como Tati de Moraes), Regina Pederneiras, Lila Bôscoli, Maria
Lúcia Proença, Nelita de Abreu, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodrigues Santamaria (a Martita) e Gilda de Queirós Mattoso. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell, João Gilberto,Chico Buarque e Carlos Lyra.

Autor da Música a Casa:
Era uma casa muito engraçada
Não tinha teto, não tinha nada
Ninguém podia entrar nela, não
Porque na casa não tinha chão
Ninguém podia dormir na rede
Porque na casa não tinha parede
Ninguém podia fazer pipi
Porque penico não tinha ali
Mas era feita com muito esmero
Na rua dos bobos, número zero




2- Maurício de Sousa

É sem sombra de dúvida o maior cartunista brasileiro voltado para o mundo infanto-juvenil, mas que agrada também os adultos e criador da famosa "Turma da Mônica". Mauricio nasceu no dia 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel, São Paulo, filho do barbeiro Antônio Mauricio de Sousa e da poetisa Petronilha Araújo de Sousa e deve ter herdado de sua mãe o gosto pela arte.

Fonte: Tv Sinopse



3- Monteiro Lobato

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor. Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.


4- Tatiana Belink

Nasceu em 1919, em São Petersburgo, na Rússia, e chegou ao Brasil em 1929. Publicou livros em prosa e versos, além de traduções, adaptações e recontagens. Entre 1952 e 1966, fez a primeira adaptação para a televisão da série Sítio do Pica-Pau Amarelo, de Monteiro Lobato. Colaborou na TV Cultura e em importantes jornais como crítica de literatura infantil e juvenil e de teatro. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles: Mérito Educacional e Jabuti de Personalidade Literária do Ano, concedidos pela Câmara Brasileira do Livro; dois Monteiro Lobato de Tradução da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Foi, ainda, premiada em 1979 pelos 30 anos de atividades em Teatro e Literatura Infanto-Juvenil pela Associação Paulista de Críticos de Arte.



5- Cecília Meireles

Cecília Benevides de Carvalho Meireles (Rio de Janeiro, 7 de novembro de 1901 / Rio de Janeiro, 9 de novembro de 1964) foi uma poetisa, professora e jornalista brasileira.


"Ou se tem chuva ou não se tem sol,
ou se tem sol ou não se tem chuva!...
Mas não consegui entender ainda qual é melhor:
se é isto ou aquilo".

Alguns dos livros de sua Autoria:




6- Eva Funari

Sua família mudou-se para o Brasil em 1950, quando Eva tinha dois anos. Cresceu na nova pátria, formando-se em Arquitetura pela Universidade de São Paulo, e a partir de 1976 dedicou-se inicialmente a livros com ilustrações, sem texto. Colaborando com a Folhinha, suplemento infantil do jornal paulistano Folha de S. Paulo, criou sua personagem mais famosa: a Bruxinha. Como autora infanto-juvenil e como ilustradora recebeu o Prêmio Jabuti, nos anos de 1986,1991, 1993, 1995, 1998 e 2006. Em 2002 foi escolhida para ilustrar a reedição de seis livros da obra infantil de Érico Veríssimo. A obra de Furnari, composta essencialmente de pequenos livros, é uma das mais profícuas na Literatura infantil brasileira atual. Como a própria autora revelou, numa entrevista, a ilustração precedeu a produção literária - mas foi nesta última que veio efetivamente a se destacar. Agora completando 62 anos pretende não parar nunca de escrever.

Alguns livros de sua Autoria:

7- Ana Maria Machado

Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro, em 1941. Formou-se em Letras pela Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, e fez doutorado na França. Já foi professora, jornalista, fez programas de rádio e deixou tudo para viver só de Literatura Infanto-Juvenil. Escreveu mais de cem histórias para crianças e jovens, pelas quais recebeu um importante prêmio internacional – a Medalha Hans Christian Andersen – dado pela Organização Internacional do Livro para Crianças e Jovens (IBBY), além das principais premiações nacionais. Recentemente, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras pelo conjunto de sua obra. Também publicou alguns romances para o público adulto. Em sua obra é visível a preocupação com as questões existenciais, a identidade dos povos latino-americanos (“De Olho nas Penas”) e brasileiro, os ritos de passagem (“Bem do seu Tamanho”), entre outras questões.

Alguns livros de sua Autoria:



8- Ruth Rocha

Escritora paulista (2/3/1931-). Uma das maiores escritoras de literatura infantil do país, com 130 livros publicados e 10 milhões de exemplares vendidos, sendo 2 milhões no exterior.

Alguns livros de sua Autoria:

Fonte:Algo Sobre


9- Pedro Bandeira


Pedro Bandeira de Luna Filho (1942) é escritor brasileiro de livros infanto-juvenis. Se destacou com a obra "A Droga da Obediência". Recebeu, entre outro, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do livro. Pedro Bandeira é o autor de Literatura Juvenil mais vendido no Brasil e, como especialista em técnicas especiais de leitura, profere conferências para professores em todo o Brasil.
Já escreveu mais de 50 livros, entre eles a série "Os Karas", "A marca de uma lágrima", "Agora estou sozinha...", "A hora da verdade" e "Prova de Fogo".

Alguns livros de sua Autoria:



10- Elias José


Elias José nasceu em Santa Cruz da Prata e vive em Guaxupé (MG). É professor de literatura e sempre trabalhou com textos literários, seus ou alheios. Começou a escrever muito cedo, no colegial, fazendo jornal de escola. Hoje, são mais de cem livros, para adultos, jovens e crianças. Muitos foram premiados, e alguns de seus contos e poemas traduzidos e publicados no exterior.

Alguns livros de sua Autoria:


Fonte: Paulinas


11- Mary França


Mary e Eliardo França formam um dos pares mais conhecidos da literatura infantil, sobretudo pela autoria da Coleção Gato e Rato, dedicada especialmente à criança que está sendo alfabetizada. Mary França estreou na literatura infantil em 1973, com o livroO menino que voa. Em 1978, já em parceria com Eliardo, publicou os primeiros livros da Coleção Gato e Rato, cujo texto vivo e lúdico e as belíssimas ilustrações já encantaram milhares de crianças brasileiras e estrangeiras.


Alguns livros de sua Autoria:



12 - Jorge Amado

Jorge Leal Amado de Faria foi um dos mais famosos e traduzidos escritores brasileiros de todos os tempos. Ele é o autor mais adaptado da televisão brasileira, verdadeiros sucessos como Tieta, Gabriela e Tereza Batista são criações suas, além de Dona Flor e Seus Dois Maridos.

Alguns livros de sua Autoria:





13- Bia Bedran

Bia Bedran, é uma compositora, cantora, atriz e educadora musical brasileira.

"Perdi meu anel no mar


não pude mais encontrar

E o mar, me trouxe a concha,

de presente prá me dar....

Parou na goela da baleia,

ou foi pro dedo da sereia,

ou quem sabe um pescador

encontrou o anel,

e deu pro seu amor."


Alguns livros de sua Autoria:





14- Ziraldo
É um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro. É o criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil.

Alguns livros de sua Autoria:


 


15- Maria Clara Machado

(Belo Horizonte, 3 de abril de 1921 30 de abril de 2001) Foi uma escritora e dramaturga brasileira, autora de famosas peças infantis. Fundadora do Tablado, escola de teatro do Rio de Janeiro.

Algumas peças infantis de sua Autoria:

 

*Essa matéria foi baseada numa pesquisa realizada pela Professora Dayse Molagole, da Rede Municipal do Rio de Janeiro, formada em Pedagogia, pós graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. (Visite o Blog: http://profmediador.blogspot.com/)
Pesquisa realizada por: Elana Pereira.

15 comentários:

  1. Olá para o pessoal do blog! Senti falta de um escritor que está com um trabalho muito bonito na série "O Futuro Cidadão - Ética e Cidadania", o Ivan Alcântara, ele tem algumas obras nesta série e trabalha alguns valores importantes com as crianças, digo isto devido ao meu filho que esta com 6 anos e está lendo muitos livros na escola, é no projeto de leitura, além de livros dos autores citados acima, eles trabalham com praticamente todos do autor IVAN ALCÂNTARA. ]
    Hoje por exemplo, estou vasculhando a internet, mas não há nada sobre o autor em canto algum, com exceção do site o livreiro, que relaciona as obras do autor, mas nao diz nada biográfico do autor. Foi nesta busca que encontrei o blog de vcs, que está ótimo, diga-se de passagem. No entanto, também não encontrei nada aqui sobre este autor de livros infantis e educacionais. De qualquer forma parabenizo ao ótimo portal! se souberem algo sobre o autor, me escrevam por gentileza: soniaaragao@gmail.com, tambem estou no facebook. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. preciso da biografia de Theresinha Casasanta

    ResponderExcluir
  3. Querida deixe seu email, assim que obter a biografia dele lhe enviarei! Bjus

    ResponderExcluir
  4. Amo todos esses escritores , ja li historias de todos eles , ele me relembram a minha infancia !! saudades !

    ResponderExcluir
  5. foi um boa para meu trabalho de português :)

    ResponderExcluir
  6. quem te perguntou algum sobre seu trabalho...
    acho que ninguem kkkk

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito também do autor Alexandre Azevedo. Ele é um escritor premiado e já publicou mais de 70 livros! Vale a pena conferir!!!

    ResponderExcluir
  8. Certamente estes autores são gênios e elaboram excelentes histórias. Fico imaginando como eu ilustraria estes livros infantis. Seria realmente uma experiência muito bacana!

    ResponderExcluir
  9. Esses autores não seriam da Literatura Infantil?

    ResponderExcluir
  10. De fato, porém a classificação em sua maioria estão como Literatura Infanto Juvenil... ;)

    ResponderExcluir
  11. Eles sempre foram muitos espiradores na minha vida obg por relembrar deles...

    ResponderExcluir
  12. adorei esse blog.

    ResponderExcluir
  13. Farei uma regência e esse blog me ajudou muito

    ResponderExcluir